Image Map

09/09/2014

Faculdade Estácio patrocina projeto Livros nas Praças

Projeto Livros nas Praças dobra acervo e  espera receber 20 mil leitores


Ônibus transformado em biblioteca percorrerá 20 comunidades

Olá Leitores do Mistura Cult!

O projeto Livros nas Praças, que objetiva estimular a leitura daqueles que não possuem biblioteca próxima de casa, chega a sua terceira edição com a expectativa de atingir 20 mil leitores no período de 26 de agosto a 19 de Dezembro.   Ao todo serão visitadas 20 praças de comunidades com difícil acesso a bibliotecas públicas. O primeiro encontro acontece dia 26 de agosto, às 10h na Praça do Estácio e às 14h no Parque Madureira.
 O visitante tem a opção de levar os livros para casa, ler dentro dos ônibus, que foram transformados em salas de leituras, além de participarem de  oficinas e ouvirem  a contadores de histórias. A “parada” em cada praça é quinzenal e o empréstimo dos livros é gratuito.  O local tem ainda sofás, TV, vídeo, ar-refrigerado e  água gelada.

O projeto inclui mais de 60 livros em braile, alguns com ilustração e áudio para crianças, além de títulos para jovens e adultos.  O ônibus-biblioteca foi totalmente adaptado para receber  o público com necessidades especiais e uma cadeira de transbordo, para cadeirantes e idosos, foi implanta para facilitar o acesso  para  quem tem dificuldades em subir a escada.
 O acervo de livros tem quatro mil títulos, entre temas infantis, juvenis e adultos. Cerca de 80% são de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato. Os livros do Projeto foram doados pela Secretaria Municipal de Cultura, e conta com 70 % de livros infantis e juvenis e 30 % para adultos. Para auxiliar os leitores o ônibus terá a presença de dois monitores literários e uma coordenadora. Todos os profissionais possuem formação para exercerem a função.
Em 2013, o projeto Livro nas Praças visitou 10 comunidades, como  Complexo da Maré, Complexo do Alemão e Cidade de Deus. Ao todo, cerca de oito mil pessoas visitaram a biblioteca. Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Thalita Rebouças e Roger Mello foram os autores mais lidos  na última edição. John Green, com o título “A culpa é das Estrelas”, e Stephenie Meyer, com “A Saga do Crepúsculo”, foram os mais procurados entre os escritores estrangeiros.
De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011 pelo Instituto Pró-Livro e pelo IBOPE, com foco em medir intensidade, forma, motivação e condições de leitura da população brasileira, 18% dos brasileiros não têm acesso a bibliotecas e 75% afirmam não ter o hábito de frequentá-las.
Na busca das razões que os levaria para uma biblioteca, a primeira indicação seria a presença de livros novos, seguida pela proximidade da residência, títulos mais atraentes e a realização de atividades culturais.
“Nosso objetivo é levar o hábito da leitura para regiões onde esse hábito não pôde ser estimulado e desenvolvido por um motivo simples: a falta de livros. Não ter uma biblioteca com diversidade de títulos e a possibilidade de empréstimo é uma barreira hoje em dia. A itinerância do Livros nas Praças quer justamente quebrar essa barreira!”, diz Cristina Figueiredo, sócia da Korporativa Marketing Cultural e Social, que idealizou o projeto.
 O projeto Livro nas Praças em 2014 tem o patrocínio da Universidade Estácio de Sá, LAMSA, Opportunity, AECOM, Consórcio Linha 4 Sul, além do apoio de Hope, Telespazio e BQ Escritórios. As Lojas Americanas e a Americanas.com também patrocinam o projeto através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A biblioteca está aberta ao público sempre das 10h às 16h (terças a sábados). Mais informações sobre os locais das paradas: Livros nas Praças 
E ai o que acharam? Deixe nos comentários!
Beijin *-*

2 Comments:

Carol Koplin disse... Best Blogger Tips Responder Best Blogger Templates

Muito legal esse projeto! Mais livros nas mãos dos jovens e que acabe a criminalidade juvenil. Um sonho, né? Mas quem sabe!

Beijinhos!
citacaonumclick.blogspot.com.br

Postar um comentário

 
© Mistura Cult - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Layssa Almeida .
Tecnologia do Blogger .
http://static.tumblr.com/5v75smk/rkCnehvds/rodap__.png